E como é a vida sem aparelho?

Standard

…é MARAVILHOSA!!! rsrs

Oi, pessoal!!! Amanhã completo 2 meses sem aparelho. E como tem sido de lá pra cá? Vamos aos fatos…

Bom, os incômodos são mínimos. Aquela secura na boca, aquela sensação de sede, passaram…Dor, não tenho nenhuma. As únicas coisas que me incomodam mesmo é a sensação de que os dentes estão moles, tipo quando eu usava o fixo, uma falta de firmeza na mordida dos alimentos. É, pessoal se isso passa, ainda não passou em mim. Continuo sentindo. E a outra coisa é a dificuldade de falar quando estou com o aparelho. A fala melhorou muuuuito, com certeza. Mas não é 100%, né. E não vai ser, vamos ser sinceros. O chato é você ter que repetir tudo o que fala:

– Fala seu CPF.
– É blá, blá, 777, blá, blá.”.
– O quê? Como? Fala de novo.

É, adianto que vai ser assim…Falar ao telefone de aparelho então, desiste. E (acho que nunca falei aqui), sou/vou ser professora de Português e Inglês \o/. No estágio, não tem jeito. Fico quase o dia inteiro sem aparelho. Não tem como falar com os alunos com aparelho e ainda por cima em inglês! Antes que você pense “ué, mas você já tentou?”. Já. E foi uó. Fica muito enrolado e é constrangedor você ficar repetindo toda hora o que diz e ter que ficar se explicando que “está usando aparelho móvel e não pode tirar. Faça o possível para me entender”, algo do tipo “Te vira aí, meu amigo.”. Não, não dá. Como o estágio é só um dia na semana, fico sem mesmo e compenso nos outros dias.

E quanto as cáries? 500 reais e um mês inteiro na pindaíba foram o que elas me custaram 😦 Pois é, ainda tô aprendendo a lidar com dinheiro rsrs

Foi tudo OK nas restaurações, foram mais simples do que eu pensava. Não teve canal, nada além. E ficaram muito boas. Drª Laís arrasou mais uma vez 🙂 E me ofereceu um clareamentooo! Mas, opa! Peraí! Antes, perguntei se não precisava de uma gengivoplastia, do retoque que o Alan falou. Ela disse que de jeito nenhum, que estava perfeito. Maaas, Rafinha aqui foi lá no HUPE ter certeza de que não precisava mesmo. Eu confio na Drª Laís, mas eles são bucos. Entendem mais de cirurgias. Drª Raphaela, que me avaliou, confirmou que realmente não preciso de gengivoplastia, que a quantidade de gengiva está normal e, que, se cortar, vai expor a raiz do dente. E expor a raiz, gente, é muito ruim porque a gente sente muita sensibilidade. Agora sim, #partiuclareamento #sqn. É que depois da gastança de janeiro, aprendi a lição e vou ser mais cuidadosa com o meu dinheiro. Por isso, estou num processo de convencimento de papai para que ele, dependendo de quanto for, me dê de presente de aniversário (semana que vem \o/) ou divida o valor comigo. Se não der certo, aí junto o dinheirinho e faço mais pra frente.

E vamos às fotos!!!

Fiz uma montagem que nunca tinha feito, mas sempre quis fazer e não sabia como. Foi com o programa PhotoScape. Será que eu sou o único ser desse planeta que não sabia que esse programa existia? Enfim…vamos logo às fotos.

Montagem evolução

Montagem evolução 2

Essas últimas são fotos que eu tirei no Natal e que amo! Achei legais pra mostrar o resultado.

Montagem Natal

A foto de olho fechado tá meio maluquinha, mas é que a gente fica achando que virou meio modelo depois da cirurgia kkkkkk Vcs vão ver a quantidade de fotos que vocês vão tirar!!!

Por hoje é só.

Avante, ortognáticos!!! Força na peruca! Saiamos felizes e bem sucedidos de nossa saga ortognática!

Até o próximo post! Beijos!

18 responses »

  1. Que legal que ainda posta, vou fazer dois meses de ortognatica, ainda me sinto bem diferente e as pessoas tambem, e me acho inchada ainda 1uando foi que você percebeunque seu rosto ja havia desinchado tudo que tinha para desinchar, rs, ah vc esta linda.
    Cristina

    • Oi, Cristina! Sim, ainda posto! Super normal…2 meses é muito recente…Com uns 7 meses eu achei que não tinha nada mais pra desinchar. Obrigada e um beijo!

  2. Está linda e maravilhosa!!! Parabéns Rafaella estou acompanhando seu blog há uns 6 meses e ja li (em 1 dia) todos seus posts, mesmo sendo um pouco cansativo devido a tanto conteúdo. Mas que ótimo, melhor assim, pois quanto mais informações a nós melhor é para ajudar na tomada de decisão em fazer ou não a orgtognática. Acompanhando seu caso, como um mero leitor, fiquei fascinado pelo resultado que vc conseguiu atingir. Mas sinto – me na obrigação de parabeniza – la e dizer que além de linda (ficou mais ainda) é uma guerreira! Pois por esse caminho que vc trilhou, além de suas batalhas terem sido árduas, vc demonstrou força, coragem e persistência. Pode considerar – se uma guerreira! Vc faz um bem para centenas ou milhares de pessoas sem saber. Pois postando constantemente , ajuda a diversas pessoas que não tem informações ou desconhece algum caso real para poderem tirar as suas dúvidas. Por isso que reforço que vc foi muito corajosa, pois não sei se tu teve a mesma sorte nesse período de 2 anos, de ter alguém para te orientar e dizer como seria, se valeria a pena ou não… Vc foi com a cara e coragem e a mão de Deus te guiando… Olha só como vc ficou muito mais linda! Está aí o resultado, ficou ótimo! Parabéns

    • Bruno, querido, você não sabe o quanto eu fico feliz e realizada em ler tantas coisas boas!!! Muito obrigada por suas palavras! E que bom que o meu blog tem te ajudado, porque a intenção dele é exatamente essa, ajudar outras pessoas a obterem informação sobre a cirurgia. Fico muito feliz por isso, muito mesmo!

      Só pude saber mais mesmo sobre a cirurgia procurando no Google e encontrando pacientes que resolveram compartilhar sua experiência por meio de blogs. Fazer e manter um blog é uma forma de contribuir e agradecer também. Você encontra informações que nenhum buco te diria durante todo o acompanhamento pra cirurgia. Não estou falando aqui que um blog substitui uma consulta com seu buco, veja bem, não é isso. Mas, nos blogs, você encontra tanta informação, que 1 ano de consultas com seu buco não seriam suficientes pra você obtê-las, entende? Por uma questão de tempo mesmo. É muito enriquecedor! E encontrar pessoas que leem, que seguem, é muito legal e gratificante! Mais uma vez, muito obrigada! Queria saber mais de você! Quando é sua cirurgia, rapaz?

      Abraços!

  3. Rsrsrs. Entendo perfeitamente, mas praticamente não falava quando estava com o aparelho móvel. Quando saía na rua sem aparelho, simplesmente não parava de sorrir: eu falava sorrindo, comia e bebia sorrindo, andava sorrindo. Doía um pouco as bochechas, mas meu inconsciente me mandava expôr 8 duros anos de tratamento ortodôntico.
    (Garota Ortognática)

    • Já eu, parece que é de propósito, só pela impossibilidade de falar direito. Aí que quero falar mesmo! kkkk Mas é irritante ter de repetir toda hora :p

      Pois é, 8 pra vc, 7 anos pra mim…temos que sorrir mesmo! Confesso que às vezes entro nos cômodos que tem espelho só pra sorrir. Entro, acendo a luz, sorrio e saio kkkk

  4. E a sensibilidade do seu queixo? Quanto tempo pra voltar? Vou fazer 6 meses de cirurgia, e nada ainda =( hehe quanto tempo durou a cirurgia?

    • Oi, Larissa! Td bem? A sensibilidade tá voltando muito lentamente. Mas tá voltando, o que é mais importante. Até os 5 meses de p.o., não sentia nada no queixo. A partir dos 5 meses, começou a voltar e esse processo continua até hoje. Quando acho que não tem mais nada pra voltar e que vai ficar do jeito que está, sempre me surpreendo. Sinto mais lugares no meu queixo e com mais intensidade. Minha cirurgia durou 5 horas.

  5. OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE VC TEVE ALGUM PONTINHO EXTERNO, VOU FAZER MES QUE VEM E VEJO QUE A MAIORIA NÃO TEM, POREM MEU CIRURGIÃO DISSE QUE TEREI UM PONTINHO DE CADA LADO DA MANDIBULA. POR FORA.. VEJO QUE ISSO ACONTECE MUITO POUCO, VOU SOMENTE RECUAR 3MM DE MANDIBULA SEM PRECISAR OPERAR A MAXILA.. OBRIGADA.

    • Oi, Camila! Não tenho. Tenho na testa, mas era tão pequeno que já sumiu. Já vi vários casos de pessoas que tiveram esses pontinhos, um de cada lado da mandíbula. Não deve ficar nem marcas. Não tem com que se preocupar. Boa sorte na sua cirurgia!

    • Oi, Franciely! Tudo bem? Desculpe a demora pra responder! Final de ano é muito corrido!

      Bom, eu tenho 2 anos e 9 meses de operada. Operei no dia 25/03/13.

      Quanto à sensibilidade do meu rosto, eu sinto quase tudo. Só o queixo e o lábio inferior que sinto parcialmente. Sinto o toque, mas não com a mesma intensidade de antes. Nada que me incomode…Mas, surpreendentemente, a sensibilidade continua a voltar, mesmo com mais de 2 anos de operada, o que é muito bom! Mas volta muito lentamente, muito mesmo. É coisa de você acordar num dia e descobrir que está sentindo um pedacinho que você não sentia antes, entende?

      Beijos e bom p.o. pra vc!

  6. Oi Rafaela, Boa Noite!
    Meu nome é Aíla e meu problema é igual ao seu, só que eu tenho um medo muito grande de fazer esse procedimento, porque é tipo que corta o osso, coloca uma coisa tipo uma prótese, sei lá, mas me diz doeu? Sangrou muito? tá doendo até hoje? tem que usar algum aparelho pra sempre?
    Me responde por favor, bjs!

  7. Oi Rafaela, boa noite!
    Meu nome é Aíla, sou de Salvador, me conta como foi a cirurgia, tipo: doeu? sangrou muito? tá doendo até hj? tem que usar algum aparelho pra sempre? Me conta como é essa experiência, porque o meu problema é igual ao teu só que eu tenho um medo enorme de fazer essa cirurgia, porque a dentista me falou só que eu achei que isso era só pra experiência, pensava que ninguém nunca tinha feito isso, daí fiquei com medo.
    Reponde por favor, bjs!

    • Oi, Aíla! Boa noite! Calma, mulher! rsrs É uma cirurgia com anestesia geral, então você não vê ou sente absolutamente nada. Não precisa se preocupar com isso! Não senti dor. Segundo os bucos, tive um sangramento dentro do esperado. Nada de anormal. Mesmo depois de sair do centro cirúrgico, vc continua sangrando um pouco, mas isso está dentro do esperado. Você cospe o sangue e fica tudo bem. Não sinto nenhuma dor hoje. Não tem que usar um aparelho pra sempre. Vc usa o fixo e, depois que tira, usa o móvel por um tempo. Olha, as próteses são usadas geralmente em casos graves. O que normalmente é usado são parafusos e placas pra manter os ossos “cortados” na nova posição.

      A cirurgia ortognática existe há muito tempo já. Não é um experimento e muitas, muitas pessoas fazem. Eu percebi que você está com muitas dúvidas, o que é super normal. Tudo é muito novo pra vc. Sugiro que você se informe o máximo que vc puder. A gente só tem medo do que não conhece. Quanto mais você souber sobre, menos medo vc vai sentir. Então, pesquise, pesquise a fundo sobre!

      Olha, vc é da Bahia, certo? Sei que a Universidade Federal da Bahia tem um Setor de Bucomaxilofacial famoso, de referência! Já procurou informações de lá? A sua dentista tem como te encaminhar pra lá?

      Qualquer dúvida, vc pode perguntar, ok? Beijos e mantemos contato!

  8. Oi Rafaela, tudo bem? Primeiro, parabéns pela trajetória até a realização da cirurgia, confesso que não sei se conseguiria passar por todo o processo que você passou, és uma guerreira mesmo.

    Tô passando pelo processo de espera da autorização do plano de saúde. Meu buco disse que deve sair em dois meses e a cirurgia deve ocorrer entre maio e junho (como eu quero). Se tudo ocorrer como o esperado, vou conseguir fazer a cirurgia em tempo recorde (pois minha primeira consulta foi há três meses). Como usei aparelho há dez anos atrás, minha mordida e o posicionamento dos meus dentes já estão corretos, quando tive minha primeira consulta com meu buco (outubro passado) ele só me pediu para colocar novamente o aparelho para poder realizar a cirurgia (fiquei muito feliz e surpreso, já imaginava que passaria pelo menos um ou dois anos em pré-operatório).

    Já faz uns dois anos que pesquiso e leio muito aqui na internet sobre esse tratamento e a cirurgia, até que no final do ano passado criei coragem e fui a um buco dar o primeiro passo para esse tratamento.

    Queria saber de você, hoje em dia você leva uma vida completamente normal? As “sequelas” que você ficou foram apenas a falta de sensibilidade em algumas partes do queijo e do lábio inferior? Dá pra ter uma vida 100% normal? Pra beijar é normal também? rsrsrs. Também queria saber se você passou por algum tratamento com fono ou fisioterapeuta no pós e se fez algum tratamento (aqueles de choque) pra retomar a sensibilidade dos lábios.

    Desculpa te contar todo minha “história”, é a primeira vez que relato essas coisas aqui na internet. Minhas dúvidas são basicamente se podemos levar uma vida 100% normal, pois pelos relatos que vi, já sei o que vou passar no pós-operatório e também sei o quanto vale a pena passar por tudo isso.

    Só um detalhe, sou classe II, quase não tenho queixo e tenho excesso de gengiva… rsrsrs.

    Obrigado pela informações passadas no blog e já agradeço quase me responda! 🙂

    • Oi, Arthur! Tudo bem sim e vc? Obg pelos parabéns e pelo guerreira rsrs Sim, acredite, vc conseguiria tb!

      Que bom que vc conseguiu tão rapidinho! Poucas pessoas que conheço conseguiram tão rápido…parabéns!

      Arthur, como de tudo, de tudo mesmo, de chiclete a quebra-queixo, de hambúrguer a rapadura. Não tenho restrição alimentar nenhuma; bebo normal, sem babar ninguém; sinto que mastigo bem; falo bem; minha respiração melhorou infinitamente. Consigo respirar bem de boca fechada; meus lábios selam normalmente, durmo de boca fechada, sem babar o travesseiro inteiro; minhas crises de rinite diminuíram muito, muito mesmo; ainda ganhei poderes especiais: assovio e jogo beijos estalados, daqueles que fazem muito barulho mesmo hahaha Antes da cirurgia, nada.

      O beijo? Não tenho a mesma sensibilidade de antes, mas isso não é uma tragédia rsrs Quando fico muito tempo de boca fechada e abro de repente, seja pra falar algo ou bocejar, por exemplo, às vezes, sinto uns estalinhos, mas nada que incomode. E, por último, como mais lentamente do que antes da cirurgia. Mastigo, trituro bem os alimentos. Mas isso é até bom, né? Não dizem que temos que mastigar bem os alimentos? Então, tô fazendo certo. O chato é o povo sair da mesa e eu ficar rsrs

      Acho que isso é vida normal. Não tenho restrições. Não deixo de fazer nada porque fiz a cirurgia ortognática. O benefícios são infinitamente maiores que essas questõezinhas. É mais saúde, é bem-estar, é vc fazer as pazes com vc mesmo, estar bem com vc mesmo, sabe?

      Na minha casa tem um espelho enorme. E, como é num quarto onde toda hora a gente passa, toda hora vc, sem querer, se olha no espelho. E toda vez que me olhava no espelho, pensava na cirurgia, se devia ou não, se precisava ou não. E fiz isso muitas, muitas vezes…até eu perceber que não tinha jeito, que eu não me sentia satisfeita com o meu rosto mesmo e que eu precisava fazer a cirurgia para mudá-lo.

      Quando tive “alta” com meu cirurgião, depois de 1 ano, eu acho, ele falou “vc pode até pular de bungee jump se quiser”. Então, é isso. É só ser paciente, obediente ao cirurgião e respeitar as restrições durante o pós, o repouso e tudo mais.

      Não cheguei a fazer fisio, fono, laser, nada disso. Fui muito disciplinada com os exercícios que o buco passou pra fazer em casa e, quando cheguei na minha 1ª consulta na fono, fui dispensada. Ela disse que não precisava.

      Desculpa se falei muito rsrs Bjs e boa sorte! Estou à disposição!

Leave a comment